Alone in the Dark: veja curiosidades sobre o game
Os fãs de Alone in the Dark se referem ao jogo como o “pai” do gênero de sobrevivência em ambientes de terror, também conhecido como Survival Horror. Embora outros títulos do gênero também tenham feito muito sucesso, como Resident Evil e Silent Hill, Alone in the Dark foi o primeiro a ser lançado, o que lhe rendeu essa fama.
Confira, a seguir, algumas curiosidades sobre a série de jogos Alone in the Dark
Alone in the Dark: número de jogos
Atualmente, a franquia de Alone in the Dark conta com sete jogos. São eles: Alone in the Dark (1992), Jack in the Dark (1993), Alone in the Dark 2 (1993), Alone in the Dark 3 (1994), Alone in the Dark: The New Nightmare (2001), Alone in the Dark (2008) e Alone in the Dark: Illumination (2015). Os títulos foram cada vez mais desenvolvidos ao longo dos anos, com gráficos diferenciados, embora o enredo seja sempre muito parecido.
Alone in the Dark: Jack in the Dark?
Sim, você não leu errado: Jack in the Dark é o nome do segundo jogo lançado. Ele foi desenvolvido como um minigame que complementou o primeiro jogo, além de ter sido usado como promoção e distribuído com várias cópias de Alone in the Dark 2, em comemoração ao Natal.
Jack in the Dark (Imagem: Reprodução/Youtube)
Alone in the Dark: uma espécie de hiato
O último título da franquia foi lançado em 2015, há quatro anos. Isso porque sua versão anterior, intitulada Alone in the Dark, foi lançado com uma série de problemas e bugs, causando assim a insatisfação de seus fãs. Por isso, atualmente, não há previsão para novos títulos da série, que acabou perdendo forças ao longo dos anos, principalmente por conta de outros jogos do mesmo gênero com enorme sucesso.
Alone in the Dark: inspirado por H.P. Lovecraft
O famoso escritor de livros de horror, H. P. Lovecraft, foi responsável por inspirar a criação do primeiro jogo da franquia. Se você já leu algum livro do autor, provavelmente poderá notar aspectos de suas obras nos cenários dos games, bem como em algumas criaturas. Além disso, o nome de Lovecraft aparece nos créditos do jogo.
Alone in the Dark como parte da série Call of Cthulhu
Devido justamente à inspiração de H. P. Lovecraft, o jogo inicialmente seria parte de uma série inspirada na coleção de contos Call of Cthulhu, cujo gênero é voltado para um horror cósmico.
Call of Cthulhu, série da qual Alone in the Dark faria parte (Imagem: Divulgação)
Alone in the Dark: filmes sobre o título
O primeiro filme da franquia foi lançado em 2005 e ganhou uma continuação no ano de 2009. No entanto, as adaptações do jogo não agradaram muito o público, o que não rendeu muita bilheteria.
Alone in the Dark somente online
Alone in the Dark: Illumination é o único jogo de toda a franquia que pode ser jogado somente online. Nele, você pode controlar um personagem e resolver mistérios de maneira cooperativa, ou seja, com outros jogadores.
Alone in the Dark: um protagonista de sucesso
A franquia Alone in the Dark tem como foco um único protagonista: Edward Carnby, um investigador que busca resolver o mistério que envolve uma mansão assombrada no primeiro jogo. Carnby é, até hoje, considerado o grande protagonista da série.
Alone in the Dark: Edward Carnby
Alone in the Dark: um jogo para se jogar antes de morrer
A franquia Alone in the Dark faz parte da lista “1001 Videogames Para Jogar Antes de Morrer”, do editor Tony Mott. É possível adquirir o livro com a lista em diversas livrarias do Brasil. Outros títulos que a integram são Street Fighter II Hyperfighting, Donkey Kong Country 3 e Mortal Kombat.
Alone in the Dark: quadro com a cena final do jogo
Alguns dizem que um dos quadros da Derceto Manor, local onde se passa o primeiro jogo de Alone in the Dark, mostra a cena final do jogo, o que pode ser bem legal para aflorar a curiosidade de jogadores atentos.
A franquia Alone in the Dark faz parte da lista “1001 Videogames Para Jogar Antes de Morrer”, do editor Tony Mott. É possível adquirir o livro com a lista em diversas livrarias do Brasil. Outros títulos que a integram são Street Fighter II Hyperfighting, Donkey Kong Country 3 e Mortal Kombat.
Alone in the Dark: quadro com a cena final do jogo
Alguns dizem que um dos quadros da Derceto Manor, local onde se passa o primeiro jogo de Alone in the Dark, mostra a cena final do jogo, o que pode ser bem legal para aflorar a curiosidade de jogadores atentos.
Lista traz curiosidades sobre a franquia Alone in the Dark
Um dos maiores nomes dos games de horror, ainda que um pouco esquecido. 04/08/2018
Alone in the Dark é um dos principais jogos de horror já lançados no passado. Originalmente nos computadores com MS-DOS, o título fez sucesso e, ao longo dos anos, ganhou diversas versões, sempre com uma grande variação de qualidade. Hoje, mais de 20 anos depois, a saga anda um pouco esquecida, mas guarda algumas curiosidades interessantes sobre sua história, gênero, personagem e títulos. Confira as principais, a seguir:
De Silent Hill a Alone in the Dark: confira alguns jogos e franquias aterrorizantes
Inspirado por H. P. Lovecraft
H. P. Lovecraft é considerado um dos maiores escritores de horror do mundo. Por isso, o primeiro Alone in the Dark foi pensado com as obras de Lovecraft em mente. Isso é visto em alguns dos momentos de exploração de cenários e também com as criaturas que o protagonista encontra, em especial no primeiro game.
O 1º Alone in the Dark — Foto: Divulgação/Atari
Seria parte de uma série Call of Cthulhu
Na verdade, Alone in the Dark é tão inspirado em H. P. Lovecraft que ele seria o primeiro jogo de uma série inspirada em Call of Cthulhu, conhecida coleção de contos do escritor voltada para um horror cósmico capaz de aterrorizar todas as mentes humanas. Porém, Alone in the Dark fez tanto sucesso que gerou sua própria série, separada do mito.
Alone in the Dark — Foto: Divulgação/Atari
Sete jogos
No total, Alone in the Dark é uma saga composta por sete jogos lançados até hoje, entre spin-offs e saga principal. São eles: Alone in the Dark (1992), Jack in the Dark (1993), Alone in the Dark 2 (1993), Alone in the Dark 3 (1994), Alone in the Dark: The New Nightmare (2001), Alone in the Dark (2008) e Alone in the Dark: Illumination (2015).
Alone in the Dark: The New Nightmare — Foto: Divulgação/Atari
Um nome diferente
Sim, você deve ter reparado que o segundo game da série não carrega o nome de Alone in the Dark, mas sim Jack in the Dark. Isso porque ele foi feito como uma espécie de minigame complementar ao primeiro jogo, lançado na mesma época. O game foi usado como material promocional e distribuído encartado com cópias de Alone in The Dark 2, como uma aventura bem curta no Halloween.
Alone in the Dark 2 — Foto: Divulgação/Atari
Já faz um bom tempo…
Também deve ter notado que o último game lançado da série é Alone in the Dark: Illumination, de 2015. Já faz um bom tempo, mas isso se deu pela má recepção do jogo de 2008, chamado apenas de Alone in the Dark, que veio cheio de problemas e bugs. Assim, a saga, que já havia perdido forças com o tempo, atualmente está no limbo sem novos títulos previstos, ainda que tenha sido um sucesso no passado.
Alone in the Dark: Illumination — Foto: Divulgação/Atari
Alone in the Dark nas telonas
Por incrível que pareça, Alone in the Dark já tem filmes lançados - no plural, mais de um! O primeiro saiu em 2005 e uma sequência veio em 2009, pouco depois do novo jogo. Os dois são considerados fracassos por não serem uma boa adaptação e também por serem produções de baixo orçamento.
Filme de Alone in the Dark — Foto: Divulgação/Atari
Foi o inventor de seu gênero
Apesar de tudo, Alone in the Dark é considerado, por muitos, como o inventor do gênero de “horror de sobrevivência”, o mesmo que Resident Evil faz parte. Alguns jogos no mesmo estilo já haviam sido lançados antes, parecidos, mas nenhum tratou o tema como Alone in the Dark.
Alone in the Dark 3 — Foto: Divulgação/Atari
Um jogo apenas online
E por falar em Alone in the Dark: Illumination, saiba que se trata de um jogo apenas online. Você joga com um personagem e precisa resolver mistérios de maneira cooperativa. Ele ainda é comercializado e seus servidores funcionam, mas os fãs não curtiram muito a ideia de jogar somente via Internet.
Alone in the Dark: Illumination — Foto: Divulgação/Atari
Um grande protagonista
Diferente de outras séries de horror de sucesso, Alone in the Dark foca em apenas um grande protagonista: Edward Carnby, investigador que vai resolver um mistério na mansão assombrada do primeiro jogo e, desde então, se envolve em novos casos nos jogos seguintes. Ainda que outros personagens tenham surgido conforme o tempo – geralmente parentes de Carnby –, até hoje ele é considerado o grande protagonista de toda a saga.
Alone in the Dark — Foto: Divulgação/Atari
Nenhum comentário:
Postar um comentário